Como decorar e pintar apartamentos pequenos

Ambientes pequenos têm todo um charme pra quem mora ou visita, mas tem suas complicações quando o assunto é decorar. Por não ter muito espaço, apartamentos pequenos precisam de certa criatividade e desapego. Isso porque a base da decoração de ambientes pequenos é: fique somente com o essencial. E foi por isso que você pode encontrar aqui algumas dicas de como decorar e pintar estes ambientes.

Primeiro de tudo tenha em mente que em ambientes pequenos a decoração deve ter o essencial, sem grandes móveis ou objetos que possam roubar espaço útil. Prefira peças com estampas menores e de cores mais amenas, sem muita mistura de cores em um mesmo tapete, por exemplo. Se gostar de misturar cores no ambiente todo, tudo bem, mas lembre-se de usar as mais escuras perto do chão e as claras perto do teto.

Outra regra básica é pensar em tonalidades iluminadoras, que tragam a luz natural para dentro de casa. Quanto mais escuro for o apartamento, menor ele vai parecer, então dê preferência a tons claros em divisões pequenas como o banheiro e cozinha, por exemplo. Agora, se você não abre mão de cores vibrantes e fortes na decoração, use-as em pequenas doses e certifique-se de que ela não será a dominante no espaço.

Mais uma dica preciosa: use espelhos. Por refletir a imagem do cômodo, os espelhos tendem a dar a impressão de que o ambiente é maior e mais iluminado, então pode ser um bom truque. Para fechar, use móveis multifuncionais, como mesas de centro, bancos, sofás-cama ou pufes que tenham espaço interno para colocar objetos e ajudar na organização.

Fonte: http://goo.gl/HFhBk7